ESFRIOU? VAMOS DE CAFÉ #COLLAB

Renato Falci, o "homem café", indica 5 misturas de café que estão em qualquer cardápio, e são delícia

POR RENATO FALCI (conteúdo especial para a newsletter O BOM DA VIDA, asssine gratuitamente aqui)

Existe um universo de possibilidades no café que fazem dele uma bebida versátil. Muitas nuances estão contempladas dentro de uma xícara para que a sensação do seu sabor entranhe no paladar e na memória. Cafés quentes, gelados, doce, intenso, com leite… Tudo é possível ser criado para agradar os gostos mais diversos.

Sou mais conservador quando se trata de café, prefiro puro, clássico, especial, mas vez ou outra experimento outras versões e possibilidades para aumentar meu repertório gustativo e agregar ao meu conhecimento as novas e boas receitas.

FOTO: SAMUEL MENDES/DIVULGAÇÃO

Paladar é muito pessoal e não faço juízo de valor sobre o gosto de cada um, por isso selecionei algumas possibilidades de cafés para esses dias da temporada de inverno.

E você, quais são suas versões preferidas de café? Tem alguma receita especial que remete a alguma história? Conta pra gente. O BOM DA VIDA é beber café.

🖤 IRISH COFFEE

Outro dia publicamos aqui no OBDV a receita do Irish Coffee do meu amigo Xandão Loureiro (@xandaoloureiro) que capitaneia a Garagem do Cabernet @cabernetbutiquim. É um clássico! Basicamente uma mistura de café com whisky irlandês que aquece a alma. Quem passar por lá, pode pedir ao Xandão para preparar essa iguaria especial.

🖤 ESPRESSO MACHIATO

Pra aqueles que estão na linha dos cafés expressos, o elegante macchiato, agrega uma crema superficial de leite vaporizado para mudar um pouco a percepção de sabor daqueles que tendem a beber o café espresso puro todos os dias. Eu indico as cafeterias de cafés especiais para essa experiência, pois a qualidade dos grãos, a extração da bebida, o leite e a sua vaporização fazem toda a diferença para essa experiência. Pra quem estiver na Savassi, em BH, indico o OOP Café e o Elisa para provar um bom café “manchado”.

🖤 CAPPUCCINO

O cappuccino é um clássico onde se combina leite vaporizado ao café espresso. Mas criatividade quando se trata de café tem o seu lugar. Na Manni (@mannicafesespeciais) você pode experimentar um cappuccino feito de forma especial que leva avelã, doce de leite na borda da xícara e pó de canela salpicada na crema. A Manni fica no Cine Belas Artes, uma bela dica de programação pra tomar um bom café e pegar um cineminha nesse frio.

🖤 MOCHA

Café e chocolate, que tal!?! O mocha é esse café que abraça a gente principalmente no inverno. O preparo tem chocolate no fundo da xícara que se completa com café espresso e leite vaporizado, deixando sempre uma crema espesso de leite até a borda. A receita ainda leva uma calda de chocolate que é aplicada por cima da crema para decorar. Como é uma bebida clássica, está presente na maioria das cafeterias da cidade.

🖤 CAFÉ COM LEITE CONDENSADO

Esse é pra aqueles que gostam de café bem doce. Minha mãe fazia em casa. Normalmente feito com café tradicional, “intenso”, bem quente e leite condensado a gosto. É misturar e pronto. Algumas vezes vai também o café com um teco de manteiga, que é bom também. Outras vezes, café e um biscoito maizena mergulhado na xícara. Enfim, receitas de família. Quem quiser pode experimentar. Fica a dica 😉

SERVIÇO: @coffeelook
* Renato Falci é fundador do FALCI. Bureau, escritório de Gestão de Projetos de Branding & Design Atelier. Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral-FDC, empreendedor há mais de uma década, com qualificações em instituições como ESPM, FGV e SEBRAE. Falci também atua como docente em uma das principais universidades da capital mineira. Criador do CoffeeLook, em sua trajetória desenvolveu projetos e ações multidisciplinares para o fomento da cultura de consumo de cafés especiais pelo Brasil.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
ELA ENCANTOU VIOLA DAVIS