5 DICAS PARA CHEGAR AO <3 DO PÚBLICO

Laurinha e Gabriel, nossos colaboradores da Agência Aval, compartilharam dicas para fazer brilhar a sua marca

Por LAURA DAMASCENO E GABRIEL PRATA, AGÊNCIA AVAL*

Será que sua empresa precisa estar em todas as redes sociais? Será que só investir em marketing digital é suficiente para impactar seu público alvo? Será que seus clientes e seu time interno entendem de fato qual é a essência da sua marca?

O universo do marketing vem mudando bastante, assim como o funcionamento das redes sociais e a taxa de engajamento e conversão das mais diversas frentes de atuação. Campanhas que já foram um sucesso hoje são irrelevantes e caminhos que eram impensáveis há poucos anos têm colocado marcas na boca do povo e levado suas vendas para as alturas!

​​Na Aval, agência especializada em desenvolver estratégias que conferem relevância e engajamento às marcas, desenvolvemos uma metodologia alinhada às vertentes mais contemporâneas e progressistas da comunicação. E ela é composta por pilares que são úteis para qualquer empresa ou produto que queira amarrar com coerência sua atuação e alavancar sua reputação e sua conversão. Confira:

FOTO: MARIA BOBROVA/UNSPLASH

🖤 Estratégia: Uma das expressões mais esvaziadas da comunicação, estratégia é, nas palavras de Roger Martin (ex-reitor da Universidade de Toronto e um dos principais pensadores contemporâneos sobre estratégia): “um plano para criar valor, um conjunto de escolhas integrado que te leva a vencer no seu campo de atuação. Ou seja, há uma teoria. Estratégia tem teoria e essa teoria precisa ser coerente e viável”. Portanto, a estratégia parte de um diagnóstico e precede o planejamento, visto que esse é seu desdobramento natural. Portanto, há de se ter muito cuidado com o termo “planejamento estratégico”, que passa a impressão de que a estratégia está magicamente embutida naquele plano, o que praticamente nunca acontece.

 🖤 Relevância Cultural: Ser relevante culturalmente significa estar alinhado ao espírito do tempo e à direção dos próximos passos da sociedade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e plural. Marcas que atuam nesta direção se posicionam sobre eventos culturais, promovem tendências e apoiam causas sociais. Isso faz com que a marca tenha valor agregado e que as pessoas escolham consumi-la não apenas pelo seu preço ou por sua qualidade, mas pelos valores socio-culturais que ela protege, apoia e promove. Assim, ela cria elos de identificação com seu público, que organicamente se torna defensor e porta-voz da marca exatamente pelos valores que compartilha com ela. E é assim que, comprovadamente, a relevância cultural contribui para o aumento de sua reputação e alavanca suas vendas.

Storytelling: Como a tradução literal indica, storytelling consiste em contar uma história. Ou seja: se valer de técnicas narrativas para comunicar informações de maneira potente. E por mais óbvio que isso possa parecer, o impacto de uma narrativa bem construída é enorme e pode ser determinante para o sucesso de uma marca pois, a depender de como essa história é contada ela pode gerar identificação, simpatia, pode passar credibilidade, confiança e mais uma série de atributos que acabam fazendo toda a diferença na hora do consumidor escolher entre um produto ou outro. Despertar sentimentos e criar vínculos emocionais com o público a partir de histórias bem amarradas, sem dúvidas potencializa a sua decisão de compra.

 🖤 Comunidade: É o ápice do engajamento de uma marca. E por isso mesmo, um objetivo desejado por muitas e conquistado por poucas. Na prática, consiste em um grupo de pessoas que é fã da marca e que interage com frequência em torno dela e de assuntos correlatos. Ou seja: a consome, a defende, a divulga espontaneamente, acompanha suas novidades e atua como se cada integrante fosse um “embaixador orgânico”, tamanha sua identificação com os valores da marca e com a maneira como eles são comunicados. É claro que é comum haver agentes pagos (artistas, influenciadores, etc) ativando essas comunidades, mas é crucial que essas pessoas sejam escolhidas estrategicamente e que elas se identifiquem e se relacionem verdadeiramente com os territórios que a marca está inserida. Pode-se concluir, portanto, que uma comunidade engajada é o resultado de uma estratégia bem desenhada e executada que conta com um storytelling potente que, por sua vez, confere àquela determinada empresa ou produto relevância cultural.

 🖤 Always On: Todos os conceitos acima estão atrelados à confiança e credibilidade. E como sabemos bem, estes são dois atributos que levam tempo para ser adquiridos e podem ser perdidos rapidamente. Portanto, é impossível executar com sucesso uma estratégia, conferir relevância cultural a uma empresa, desenvolver um storytelling poderoso ou constituir uma comunidade sólida sem uma atuação “always on”, ou em bom português, sem ser perene. E claro, além da frequência desta atuação, é necessário que haja consistência, pois só assim, reafirmando dia após dia a coerência entre sua mensagem e atuação, é que uma marca conquista o coração de seu público e se transforma em “top of heart”, aquela que diferente da marca “top of mind” (a primeira quem vem à cabeça) te pega pelo lado afetivo e se torna a dona do seu coração.

*Laura Damasceno é estrategista e curadora com 15 anos de experiência no desenvolvimento de conteúdos e estratégias para marcas e veículos de comunicação. Fundou a Chá Comigo e já atuou em empresas como MTV, Globo, MECA, MESA e Casa Natura Musical.

*Gabriel Prata é consultor estratégico e amante de movimentos culturais identitários. Há 6 anos se dedica ao marketing de identificação, a planos estratégicos e à construção de comunidades para grandes marcas (como Stella Artois, Beck’s, Budweiser, Spaten, Nike, Vanish, Itaú, dentre outras).

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
DONA DOLORES ANTUNES É UMA “COCOROVÓ”