TEM MINEIRO NO CINEMA #COLLAB

Rodrigo James fez um select especial de filmes incríveis produzidos em Minas Gerais, pega a dica pro finde #collab

POR RODRIGO JAMES

Não é todo dia que temos três filmes produzidos em Minas Gerais em cartaz simultaneamente na capital mineira. Nossa cinematografia sempre foi das mais ricas e inventivas do país e os três exemplares aqui nesta lista são produtos criados por pessoas que ajudaram a construir esta reputação e que tem Minas Gerais na veia e na maneira de fazer cinema.

 

🖤 “DOS 3 AOS 3

Dirigido por Pablo Lobato e Bianca Bethônico, este documentário mostra a evolução de uma criança (o pequeno Ravi) no período do título do filme: dos três meses aos três anos de idade. A mãe, Bianca, criou seu filho seguindo a orientações da pediatra austríaca Emmy Pikler, que propõe uma abordagem diferente, respeitando a individualidade dos bebês e sua autonomia, através do brincar livre e a presença amorosa nos momentos de cuidado. O resultado é um filme que vai agradar não só a mães de primeira viagem, mas a todas as pessoas que tem na maternidade uma das razões de viver.

🖤 “O LODO

Um dos símbolos do cinema mineiro – o cineasta Helvécio Ratton – está com filme novo na praça. “O Lodo” conta, em seu elenco, com atores do Grupo Galpão (Eduardo Moreira, Paulo André, Inês Peixoto, Rodolfo Vaz e Fernanda Vianna) entre outros e conta a história de Manfredo, um homem que busca um psiquiatra para tratar de uma depressão para, a partir daí, desembocar em uma história de investigação minuciosa de seu passado misterioso, chave para entender tudo o que acontece com ele nos dias de hoje. Uma trama surpreendente, que não deixa que ninguém saia do cinema indiferente.

🖤 “AS ÓRFÃS DA RAINHA”

O trabalho da cineasta Elza Cataldo sempre foi focado em temas históricos. Aqui, ela conta a história de três irmãs órfãs, criadas pela Rainha de Portugal, que são mandadas para o Brasil Colônia para casarem e ensinarem aos brasileiros a palavra católica e os costumes, às vésperas da chegada da Inquisição ao Brasil. Com interpretações primorosas de quase todo o elenco (que também conta com atores do Grupo Galpão), “As Órfãs da Rainha” é um filme que consegue tratar, de maneira homogênea e palatável, temas difíceis como religião, condição feminina e preconceito.

* Rodrigo James é publicitário, criador de conteúdo, colunista das rádios 98FM e CDL-FM de Belo Horizonte e comanda a newsletter MALA, voltada para a cultura pop e o mundo do entretenimento.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
DONA PERIQUITINHA VAI GANHAR UMA CASA NOVA