ND AMA

'ZOO' É RETONO AO PRIMITIVO, ANCESTRAL25/06/18

SÉRIE DE JOÃO CASTILHO É DESTACADA POR FLÁVIA ALBUQUERQUE

O cinema, a arte, a literatura e a cultura popular inspiram as obras do artista João Castilho, que lança mão da fotografia, dos vídeos e de instalações na hora de se expressar. Castilho explora temas existenciais, políticos da vida e da morte, do bem e do mal, da inocência e da culpa, da pulsão e do medo.

Foto que faz parte da série Zoo

Belo-horizontino, ele é uma das apostas da galerista Flávia Albuquerque, nome por trás da galeria Celma Albuquerque, que tem visto os trabalhos de João ganharem o mundo. Representado pelo espaço, ele é apontado como um dos grandes nomes da cena artsy atual.

Mestre em Artes Visuais pela UFMG, ele realizou exposições individuais na Celma Albuquerque Galeria de Arte (BH); na 1500 Gallery (NY); no Museu de Arte da Pampulha (BH); no Palácio das Artes  (BH); na Zipper Galeria e na Fundação Joaquim Nabuco (PE), só para citar algumas. 

Dentro desta trajetória de sucesso, Flávia destaca a série Zoo: “A convocação artística do animal é intensa no campo da arte contemporânea e não tem outra razão: o animal, em sua particularidade, carrega um pouco do mistério humano. Zoo é uma série de fotografias que mostra animais selvagens deslocados para ambientes domésticos. Desvia da ideia de representação para designar um movimento entre o homem e o animal em que aquele faz simbiose com este”.

Obras do artista João Castilho

A série em questão foi realizada com o incentivo da Bolsa de Fotografia ZUM/Instituto Moreira Salles. “O trabalho funciona como o testemunho de um ato. Estar face a face com um animal nos faz retornar a algo primitivo, ancestral e talvez, quem sabe, por um breve instante nos transformamos em uma onça ou um jaguar”, finaliza a galerista

Serviço

Galeria Celma Albuquerque

Onde: rua Antonio de Albuquerque, 885, Savassi

Quando: segunda a sexta, de 9h às 19h, e aos sábado, de 9h30 às 13h

Contato:  (31) 3227-6494 ou (31) 99872-1683 (WhatsApp )

Instagram: @celma_albuquerque

Site: www.galeriaca.com

#arte

JR MENDES (DA REDAÇÃO)

FOTOS DIVULGAÇÃO DA GALERIA




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK