ND AMA

POR UMA VIDA SEM PLÁSTICO! #CONSCIÊNCIA21/07/18

#PLASTICFREEJULY TOMOU CONTA DA REDE E A GENTE AMOU!

Aos poucos a mentalidade das pessoas em relação à sustentabilidade e à produção exagerada de lixo vem mudando. Lembra do @menos1lixoaqui –, que era “apenas um copinho”? Hoje eles são um portal incrível com várias dicas de como reduzir o impacto que causamos no mundo cada vez mais através de pequenos gestos que interferem no todo. E foi no Instagram deles que tomamos conhecimento da campanha #plasticfreejuly, criada pela ONG australiana de mesmo nome!

O copinho cresceu, mudou de "cara" e tá cada dia mais lindo! <3

Julho já está chegando ao fim e a gente sabe, mas nunca é tarde pra começar a ajudar a nossa casa (o planeta), né?! A iniciativa não envolve exterminar o plástico da vida de todos (o que seria o sonho de toda e qualquer pessoa que se preocupe com o mundo onde vivemos), mas incentivar cada um a dizer “não” àqueles objetos que serão utilizados apenas uma vez, como canudos (que têm uma vida útil aproximada de 4 minutos em média), copos descartáveis, sacolinhas plásticas, pastas de dente com microesferas (sim, são microplásticos que a gente, sem saber, joga ralo abaixo e acabam indo parar nos rios, mares...)... Mas calma! Tem solução (mais barata e prática, olha que lindeza!) pra isso tudo, tanto no site da ONG quanto no do Menos 1 Lixo!

Microesferas?! Ou seriam microplásticos?!

Eu acho o movimento super importante, porque a rede está toda conectada nesse assunto e tem muita dica importante pra quem quer começar hoje a viver sem lixo. É fundamental a gente começar de algum lugar, sabe? E ter um mês todo dedicado a isso é um excelente primeiro passo. É importante também pra enxergarmos como é fácil recusar os descartáveis, os plásticos, e ter uma vida muito mais natural e sustentável pra nossa saúde e pra do planeta. Às vezes só o que falta é a informação e está sendo incrível ver como o Instagram está cheio delas”, disse Marina Marcucci, coordenadora de conteúdo do Menos 1 Lixo ao ND.

Embalagens perfeitas para as compras a granel!

 

Quando você acessa o portal da Plastic Free July e se registra para que eles saibam que têm mais um adepto, uma das questões do formulário é: “Vou aderir ao julho sem plástico por: ( ) 1 dia; ( ) 1 semana; ( ) julho inteiro; ( ) de agora em diante”. A gente marcou que é uma decisão permanente nas nossas vidas e, para que você se inspire, vamos colocar um relato – real! – que fala sobre a ida de uma criança de seis anos (uhum, você leu certo) com a família a um restaurante.

Pedimos as bebidas e ele pediu um suco. Quando foram abrir o canudinho dele, ele logo disse ‘Não quero canudo, papai! Porque não quero matar nenhuma tartaruguinha!’ e não deixou que ninguém da mesa, durante o almoço, usasse os canudos. Ao fim da refeição, recolheu os lixos que deixamos de gerar, me pegou pela mão, me levou até o maître e disse para ele: ‘Moço, a gente não usou os canudos porque eu não quero matar ninguém’...”, lembrou a avó emocionada ao contar para o ND o episódio.

Não é "só um canudinho" mesmo...!

Ficou inspirado? Vamos a algumas ideias! Compre a granel, leve seus potinhos de vidro (ou até mesmo de plástico reutilizáveis), ecobags de pano (essas sim são ecofriendlies de verdade!), faça seu próprio desodorante (a Xanda ensinou como fazer aqui, relembre!), não coloque as frutas em saquinhos (a natureza já deu a elas as embalagens perfeitas: a casca!)... Se cada um fizer sua parte nós, nossos filhos, sobrinhos, netos... Todos terão uma casa melhor para viver!

Estamos in love pelos sacos de pano!

 

#plasticfreejuly

CECÍLIA BARBI (COLLAB ESPECIAL)

FOTOS REPRODUÇÃO/INSTAGRAM@MENOS1LIXO

 



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK