BELEZA

PELE BONITA PEDE PROTEÇÃO #BELEZA28/01/19

O cuidadado deve ir além da estação quente!

"O verão chegou com tudo e mostrou que não está para brincadeiras. A temperatura só vem aumentando e junto com ela os raios ultravioletas também estão atingindo o patamar extremo durante várias horas num mesmo dia. O grande problema é quando não estamos preparadas para essa quantidade excessiva de radiação solar de uma só vez e acabamos não nos protegendo como deveríamos. Para quem gosta de tomar sol de biquíni ou maiô o risco é ainda maior porque a exposição direta é intensa. E quem não se cuida pode condenar o próprio corpo no futuro a ter problemas graves de pele.

Durante a estação mais quente do ano, o uso do filtro solar deve ser redobrado. O recomendável é a reaplicação sistemática a cada três horas de sol, ou depois de banhos, mergulhos ou suor excessivo. Esse cuidado deve ser tomado tanto nas praias, piscinas ou mesmo banhos de sol. O fator mínimo recomendado é o FPS 30 e a associação com camisas e viseiras com fator de proteção potencializa os cuidados, principalmente quando a exposição solar ocorre de forma direta. Na hora de aplicar o filtro, é necessário tomar cuidado para não deixar nenhum cantinho descoberto, pois isso pode causar queimaduras e manchas desagradáveis na pele. Se for preciso, pedir ajuda para passar nas partes mais difíceis não é vergonha para ninguém.

Os cuidados devem ser ainda mais intensos no rosto. É recomendável utilizar algum protetor solar com cor de base e a utilização de água thermal para refrescar a pele. Mas é preciso tomar cuidado para não cometer um dos principais equívocos dos pacientes. Passar no rosto somente o protetor solar não garante uma proteção completa. Para isso, a aplicação do protetor labial é de suma importância para prevenir queimaduras, lesões pré-cancerígenas e o envelhecimento dos lábios, e pode ser adquirido também baseado em tons e fator de proteção – do mesmo modo que os específicos para uso corporal. Com os olhos, os cuidados também devem ser maiores, sempre é recomendável o uso de bonés, viseiras ou óculos específicos para proteção UV comprovada (economizar nos óculos e não se proteger adequadamente pode ocasionar problemas graves de visão).

Mas o cuidado com pele no sol e calor não acabam quando saímos da praia ou a da piscina. O skincare diário precisa ser aditivado durante o verão com a utilização de sabonetes específicos para o cada tipo de pele e sempre de olho no ressecamento que a exposição ao sol pode causar. Além disso, também pode ser recomendável o uso de antioxidantes orais ou tópicos para combater os radicais livres causadores do envelhecimento cutâneo e que está tão em alta nessa estação do ano. Tais produtos devem sempre ser recomendados por um dermatologista de confiança e que conheça a rotina diária de cuidados com a pele do paciente". 

TATHYA TARANTO (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTOS: ARQUIVO CLÍNICA TATHYA TARANTO 



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK