ND AMA

PÉ PALITO SE MUDA PRA UM ''NIEMEYER''!25/09/18

Depois de sete anos, Cláudia e Lúcio levam suas peças para pertinho de Niemeyer

Fundada em 2010, a Pé Palito Vintage garimpa e restaura peças de design anônimas e assinadas, além de design-arte colecionável originais do século XX, e tem novidade para os que virão. Seus fundadores, Cláudia Dodd e Lúcio Lourenzo, escolheram um espaço no Edifício JK (símbolo do Brasil desenvolvimentista de Juscelino Kubitchek, construído nos anos 1950) para ser seu novo campo de experimentação, criação e ativação de práticas curatoriais no contexto da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer.

Lúcio e Cláudia felizes na "casa nova" da Pé Palito

 

A relevância dessa proposição é simplesmente espelho do nosso próprio trabalho cotidiano. Ela se estende desde a aquisição e escolha das peças de mobiliário original de época que farão parte do acervo, seu respectivo processo de revitalização em nossa oficina de restauros e a sua produção artística (presentes na veiculação de imagens) para que seu alcance extrapole os muros de nossa cidade em direção ao mundo”, conta Claudia.

Para ela e o marido todo o processo foi prazeroso: desde “garimpar” o espaço (que se encontrava desativado há mais de uma década), “revitalizar” a sua potente arquitetura e “recolocar em circulação” os seus espaços internos em diálogo com o que de melhor foi produzido no país em termos de mobiliário moderno brasileiro.

Abaixo uma espiada no espaço e seus vários ambientes

Para concretizar o projeto e orquestrar as sobreposições temporais modernas e contemporâneas que envolvem o espaço e o mobiliário a ser exposto, convidaram a Play Arquitetura para redesignar a proposição quase-utópica do icônico Niemeyer, que hoje é residência para muitos arquitetos e designers que entendem o seu valor histórico. O resultado é sentido no espaço como um todo, de forma especial na orquestração elaborada entre o desenho original das colunas do mestre Oscar Niemeyer com a sua própria intervenção criadora – que acaba de ser executada também em forma de coluna. Detalhe funcional: a coluna criada pela Play deverá ser usada como “fundo infinito” para produção de fotografias de peças de mobiliário do acervo, tal como num estúdio. 

E tem mais gente bacana reunida! Para ajudar na recuperação do painel curvo da boate, espaço expositivo que chamam agora de Pé Palito-Nave, contaram com o auxílio luxuoso de Alexandre Mancini, que graças ao seu trabalho conheceu a boite do JK. "Em 2012, fui chamado para restaurar o painel de azulejos encontrado na esquina das ruas Timbiras e Rio Grande do Sul e, para tanto, precisava criar réplicas dos originais em tons de azul e branco. Mas não somente esses... Era necessário também restaurar um outro painel, em tons de verde, vermelho e azul, escondido do público. Sim, o painel da boite", relembra Mancini.

É para apresentar o novíssimo projeto que Cláudia e Lúcio convidam poucos e ótimos para um "soft opening", nos dias 25 e 26. Claro que estou louca pra ver de pertinho. 

NATALIA DORNELLAS

FOTOS: ESTUDIO TERTÚLIA 

 



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK