ND AMA

MULHERES QUE NÃO ''ARREDAM'' #QUADRINHOS23/05/18

MOSTRA REÚNE 80 OBRAS DE 12 ARTISTAS BELO-HORIZONTINAS DE QUADRINHO

A Casa Fiat de Cultura não para. De olho na proximidade do Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ 2018 (que vai de 30 de maio até 3 de junho), o espaço, que é referência quando o assunto é programação cultural, abre uma agenda paralela que começou ontem, dia 22 de maio, com a exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas”.

 

Obra de Ana Cardoso que está exposta na mostra

                                               

Estão expostas por lá mais 80 obras de 12 nomes da cidade: Aline Lemos, Ana Cardoso, Bianca Reis, Carol Rossetti, Chantal, Ina Gouveia, Julhelena, Laura Athayde, Lu Cafaggi, Rebeca Prado, Sophie Silva e Virgínia Fróes. A mostra, que conta com curadoria de Ana Koehler, Carol Rossetti, Daniel Werneck e Fabiano Azevedo, lança uma luz sobre o trabalho feminino no cenário mineiro da produção de quadrinhos.

Nas paredes estão obras que retratam a vida cotidiana, a defesa do movimento feminista e até mesmo histórias fantásticas de personagens imaginados pelas artistas. As técnicas também são variadas. Tem por lá trabalhos manuais (aquarela, nanquim, lápis de cor, pastel seco e guache), digitais e mista.

Essas artistas nos fazem vê-las e reconhecê-las. São mulheres que estão fincando seus pés nos quadrinhos, mundo tão dominado pelos homens. Agora, elas também mostram as suas visões e os seus desejos. Com paciência e firmeza, fizeram-se inarredáveis. Já era tempo! Afinal, quando uma menina vê uma mulher inarredável, ela já sabe o que ser quando crescer”, afirma a quadrinista e uma das curadoras da exposição, Ana Koehler.

Obra de Carol Rosseti

                                               

Paralelo a isso, no "Ateliê Aberto de Fllipbook", os passantes poderão participar do programa educativo da Casa Fiat de Cultura, onde os participantes conhecerão uma técnica de animação e aprenderão a fazer pequenas modificações em uma série de desenhos, criando a ilusão de movimento, possibilitando a criação de várias cenas. O funcionamento será até o dia 31 de maio, aos sábados, domingos e feriados de 10h às 11h30, para crianças de até 12 anos, e de 14h às 17h30 para jovens e adultos.

Já no "No Ateliê Aberto de Narrativas Visuais e HQs", os participantes irão exercitar a imaginação para criar personagens e narrativas a partir de colagens, pinturas e desenhos. O foco será a construção a partir de imagens, onde o público aprenderá a exprimir ideias sem utilizar recursos textuais. O ateliê funcionará de 2 de junho a 1º de julho, aos sábados e domingos, em três horários: das 10h às 11h30 para crianças de até 12 anos e, para jovens e adultos, das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

Corre pra participar!

Serviço

Exposição: Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas na Casa Fiat de Cultura

Onde: Praça da Liberdade, 10, Funcionários

Quando: do dia 22 de maio a 29 de julho de 2018, Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Programa Educativo

Ateliê Aberto de Flipbook

Até 31 de maio, aos sábados, domingos e feriados

Infantil: 10h às 11h30

Jovens e adultos: 14h às 17h30

Ateliê Aberto de Narrativas Visuais e HQs

2 de junho a 1º de julho, aos sábados e domingos

Infantil:10h às 11h30,

Jovens e adultos: 14h às 15h30 e 16h às 17h30

JR MENDES (DA REDAÇÃO)

FOTOS DIVULGAÇÃO 




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK