COLUNA DA NATÁLIA

LEOPOLDO VAI PARAR LÁ NA CHINA! #COOL10/07/18

Conhecido por seus felinos, escultor leva ''suas mulheres'' para Bienal

Conhecido por seus felinos majestosos, o artista Leopoldo Martins é o primeiro brasileiro a fazer parte da prestigiosa Bienal de Esculturas de Shanghai, no Park Jihan, em setembro.

Musa do artista "caminha" sobre as águas com leveza

Para os chineses verem, Leopoldo leva o trabalho intitulado "Musas", que propõe um diálogo entre a objetividade e a subjetividade da beleza, onde técnica e filosofia são traduzidos através da visão estética de um artista que conhece o espaço e domina a matéria.

"Trata-se de belas mulheres e companheiras, que nos proporcionam o sentimento da relação da arte com o sagrado, como nas obras antigas, porém em uma releitura contemporânea contemplativa", contextualiza Ricardo Fernandes, curador responsável pela carreira de Leopoldo na Europa. 

       

Durante sua longa carreira, Martins foi capaz de apresentar, através de sua arte, a beleza primeiramente em forma felina, como dito no começo, passando de maneira harmoniosa ao ofício da interpretação da beleza humana em sua maior expressão: o corpo feminino.

Segundo Ricardo, o trabalho do artista, minucioso nos seus materiais e na sua relação pessoal com a matéria, nos instiga a reconhecer que a beleza vai além das discussões teóricas clássicas e nos toca de forma humana, intelectual e natural.

"Com uma carreira internacional já consolidada, Leopoldo Martins segue os passos de nossos grandes mestres mineiros nas artes, com pesquisa, conhecimento e sabedoria naquilo que faz, traduzindo em linguagem universal a sua obra e cumprindo seu papel na História da Arte no Brasil, com tanto esmero, dignidade, brio e elegância", finaliza Ricardo Fernandes, de Paris. 

NATALIA DORNELLAS

FOTOS: JOMAR BRAGANÇA E DIVULGAÇÃO/LEOPOLDO MARTINS



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK