ND AMA

ENTREVISTAMOS O 'PAI' DO SITE ND!! #COOL03/10/17

Gustavo Greco conversou com Natália Dornellas, acompanhe!

Entrevistar um grande amigo e parceiro de trabalho poderia ser uma questão ética séria para quem se agarrou ao velho jornalismo, mas a máxima de que repórter não tem amigos não funciona para nós que buscamos boas notícias e praticamos o "good news" sempre. Para reabrir nossos diáologos do #NDEntrevista, escolhi  o diretor criativo Gustavo Greco para dividir um pouco de seu momento profissional consoco. Ele é simplesmente o responsável pelo ND ser lindo como é, pois foi quem criou toda a nossa identidade há exatos 5 anos. Com a palavra, Gustavo!

 

Natália Dornellas - Estamos num mercado cheio de disputas e você vive convidando concorrentes diretos para seus projetos. Como consegue ser tão inclusivo?

Gustavo Greco - Eu não encaro concorrentes como adversários. Um mercado com bons competidores é um mercado forte, que te faz ficar atento e sempre em busca do melhor. Um bom relacionamento com seus pares gera um segmento igualmente forte, com troca de experiências e suporte em situações similares pelas quais você já passou. Todas as vezes em que fui convidado para ocupar uma posição em nome do design abri o espaço. Afinal, a Greco, apesar do seu lugar de liderança e legitimidade, não representa todo o mercado, concorda? E sempre fico feliz com o resultado. Múltiplos olhares geram resultados muito mais instigantes.

ND - Vamos falar de prêmios? A gente sempre brinca no site que você é o Gustavo das Medalhas. E ficamos sabendo que teve mais um. Confere?

GG - Hahaha! Gustavo das medalhas... Greco das medalhas, então, pois não ganhei nada sozinho. Todos os projetos premiados foram feitos em equipe. Uma equipe que está comigo há muuiiittoo tempo, e com quem divido todos os meus créditos. De alguns anos pra cá vimos ganhando prêmios nos principais festivais de design do mundo, e isso atesta o nosso trabalho como sendo de qualidade internacional. O novo prêmio foi o que ganhamos com as embalagens do Café Mito na última quinta-feira em São Paulo. Recebemos um Ouro no prêmio ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), o mais importante do setor no Brasil.

A linda e premiada embalagem do Mito 

ND - Contando com esta nova, do café Mito, quantas medalhas a Greco já acumulou? Já parou para contar?

GG- Nunca contei, nem quero fazer disso um número a ser adorado. Mas, pra não ficar sem resposta, fui até a estante onde guardamos nossos troféus e contei 53 (risos). Esse número não é tudo, pois temos prêmios que não são troféus.

ND- No mercado, existe uma grande discussão sobre campanhas premiadas e campanhas que fazem real efeito. O que diria para quem propaga que uma coisa (campanha premiada) não necessariamente leva a outra (sucesso de público)?

GG - Acho que o ponto aqui é sobre fazer projeto exclusivamente pra prêmio. E não fazemos isso. Todos os trabalhos premiados da Greco são do campo do real e tiveram cliente, briefing, orçamento, e alcançaram seus objetivos. Assim espero (risos). Prêmio pra gente é consequência e não finalidade.

ND - Você tem saído bastante da caixa do design. Aliás, importante reforçar que você é um advogado que saiu da caixa jurídica para começar a carreira, né? Falemos da sua atuação no Mesa e Cadeira. 

GG - De uns tempos pra cá tenho feito alguns trabalhos-solo (risos). Palestras, consultorias, workshops e direção criativa. Mas não vou abandonar minha banda não, viu? O Mesa e Cadeira foi assim. Fui convidado para participar como especialista em duas Mesas. Pra quem não sabe, o Mesa e Cadeira é um projeto que reúne especialistas de diferentes habilidades e experiências em volta de uma mesa, para juntos desenvolverem e “prototiparem” soluções para novos dilemas estratégicos em curtos período de tempo.  Ainda não posso falar sobre os projetos, que são sigilosos até a sua implementação. Mas prometo voltar aqui pra contar sobre eles quando estiverem no ar. Só posso dizer que um foi para os sucos Del Valle e outro para o Telecine. 

Ah, sim, sou advogado. Mas isso foi praticamente na encarnação passada.

A recepção da Greco Design, a casa do designer

ND - Outra faceta é essa habilidade de falar com em público, o que acabou te levando ao rádio. Como você se prepara para fazer um programa ao vivo na rádio 102.9?

GG- Gosto de falar para as pessoas, compartilhar minhas experiências, e tenho tentado desenvolver essas habilidades.  Daí veio o convite para a rádio. Tenho um programa ao vivo toda terça, a uma da tarde, na CDL FM, horário que divido com a querida Marcela. A coluna se chama Moeda Criativa. A economia criativa é o setor da economia formado pelas atividades econômicas relacionadas à produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade como insumo primário.Design, literatura, cinema, teatro, arquitetura, gastronomia, moda, games e publicidade. Além da criatividade, conhecimento e imaginação em comum, essas atividades são importantes geradoras de riqueza. Toda terça-feira, a uma da tarde, eu recebo ao vivo os principais empreendedores desse setor pra tentar entender como a criatividade, um recurso inesgotável, é capaz de transformar e desenvolver nossa economia.

Gustavo em ação no palco: um showman!

 

ND - Ah, uma perguntinha final: você dorme? Como consegue manter esse pique e ainda responder a todos e-mails e WA em menos de 24 horas?

GG - Já me perguntaram isso em algumas entrevistas (risos). Durmo super bem! Perco a fome, mas não perco o sono. Sobre responder a todos, tenho muita energia e disposição e sou neurótico com retorno. Não deixo (pelo menos busco por não deixar) ninguém sem resposta. Tenho um caso que você vai gostar. A mãe de um amigo meu é fã da rainha da Inglaterra. E mandou uma carta pra ela. Sabe o que aconteceu? Ela respondeu. Em papel oficial da coroa. Se a rainha responde a todo mundo, quem sou eu pra não responder.

POR NATÁLIA DORNELLAS

FOTOS GRECO DIVULGAÇÃO



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS (2)


Marcio Rodrigues - 02/10/17


Adorei! Aliás, quando meu irmão se casou , ele mandou convites para várias autoridades brasileiras e internacionais, sem nunca tê-los vistos e recebeu presentes e respostas de vários, inclusive do Papa! Ótima estratégia!!



Arizio Melo - 02/10/17


Maravilhosa Entrevista!!! Parabens Hype!!!!





MENSAGEM




FACEBOOK