ND AMA

HOJE É DIA NACIONAL DE FAZER DIETA!!!02/10/17

Ativando a força de vontade e o foco

Se você já tentou todas as dietas da vida, já fez todos os esforços do mundo para ter uma alimentação mais equilibrada, mas vive voltando passos pra trás, esse texto é pra você. O que mais me deparo no consultório são pessoas se sentindo pessimistas, incapazes e frustradas por não conseguirem adquirir o controle sobre a própria alimentação. 

 

O que percebo que confunde muito as pessoas é: quando finalmente chegará a hora onde eu vou poder comer de tudo? Ou a dieta tem ser pra sempre? 

Pessoas que sabotam ou abandonam a dieta sofrem constantes críticas relacionadas à sua “falta de força de vontade”. Mas a verdade é que isso não se trata de uma simples mudança de comportamento, mas sim de uma questão química e matemática. A questão da quantidade está diretamente relacionada à qualidade. 

 

Se você não se atentar para a qualidade dos alimentos que ingere, eles terão controle sobre você, e não o contrário. Já falei aqui sobre o poder viciante do açúcar (e dos carboidratos refinados) e de como eles causam alterações e reações químicas em nossos receptores neurológicos: agem na área de recompensa do cérebro, gerando dependência e tendências à repetição. 

 

 
 
 
 
Foco é essencial!
 
 

Como a maior parte do que está disponível nos mercados, nas lanchonetes, padarias e lojas é feito de trigo, farinha refinada, açúcar e gorduras ruins, fica fácil sustentar o funcionamento deste ciclo infinito. Porém, um alimenta o outro. É necessário entender a importância de inverter esses papéis e modificar a influência desses alimentos no corpo. Para isso sim é necessário força de vontade. 

 

Não espere que caia do céu uma vontade enlouquecedora de trocar batata chips por alface. Você deverá entender que, com o tempo, os sabores viciantes (realçadores de sabor, açúcares, químicos, corantes e adoçantes sintéticos utilizados pelas indústrias como formas de prender e viciar os consumidores) vão dando espaço para sabores mais limpos, sutis e naturais. 

 

Ninguém engorda de um dia pro outro. Não espere ser saudável e natural de um dia pro outro também. 

 

Fé, foco, força e vai. Que o resto vem. 

 

Bon appétit! 

 

XANDA FOGAÇA (COLABORAÇÃO ESPECIAL)

FOTOS REPRODUÇÃO INSTAGRAM @XANDAFOGAÇA




COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK