AMEIXA JAPONESA

CERVEJAS FEITAS PARA TORCER MUITO04/07/14

Cervejarias homenageiam a Copa

Futebol e cerveja sempre foram duas palavras que andaram lado a lado e isso parece se intensificar durante eventos futebolísticos tão especiais quanto a Copa do Mundo. Pensando na força dessa ideia, várias cervejarias do mundo inteiro criaram cervejas especiais em homenagem a esse evento que arrasta multidões em todo o planeta e que nesse ano teve como palco o Brasil, que comumente é chamado de país do futebol.

Por aqui também várias cervejarias fizeram suas homenagens à Copa, então, confira uma lista com cinco dessas cervejas que se destacaram no mercado.

Cauim Allez Les Bleus da Colorado: é uma homenagem à estadia da seleção francesa, que está hospedada em Ribeirão Preto (SP), cidade onde se localiza essa cervejaria. A Cauim Allez Les Bleus é uma versão especial da Cauim – que é um rótulo permanente da Colorado e que tem fécula de mandioca como um dos seus ingredientes – mas que leva lúpulos franceses em sua receita.

Estilo: Premium American Lager
Teor Alcoólico: 4,5%

 

Stadt Jever Rock & Gol da Wäls: a cervejaria belo-horizontina Wäls, que recentemente conquistou, na Copa do Mundo da Cerveja, uma medalha de ouro e uma de prata com seus rótulos Dubbel e Quadruppel, respectivamente, decidiu homenagear também a Copa do Mundo de Futebol, lançando a Wäls Rock & Gol, que inclusive está disponível nas chopeiras do Stadt Jever, bar que a cervejaria adotou como pub modelo.
Estilo: AmberLager
Teor Alcoólico: 5,0%

 

Brazuca da cervejaria Backer: de cor clara, corpo leve e teor alcoólico moderado, a Brazuca possui um gosto levemente doce e evidente do malte de cevada.
O interessante do seu nome é que ele foi registrado bem antes do nome da bola oficial da Copa ter sido escolhido, sendo que a diretoria de marketing da Backer pensou no desenvolvimento desse produto em 2007, logo que o Brasil foi anunciado como sede da Copa do Mundo de 2014.
Estilo: Bohemian Pilsener
Teor Alcoólico: 5,0%

 

Dama 2014 da Dama Bier: o interessante dessa cerveja é o uso do lúpulo Citra em sua receita, o que confere a ela um sabor único, com notas cítricas e, por isso, é bastante refrescante. Esse lúpulo é adicionado na cerveja através do sistema DryHopping, que consiste em adicionar o lúpulo ao final da maturação da cerveja, o que dá uma grande diferença em seu aroma final.
Estilo: American Lager
Teor Alcoólico: 4,5%

 

Hello, My Name Is Zé: é uma cerveja colaborativa entre a cervejaria brasileira 2cabeças e a escocesa BrewDog. Ela leva maracujá em sua receita, o que não chega a ser uma novidade aqui no Brasil, já que a própria 2cabeças comercializa a Maracujipa, uma India Pale Ale (IPA) que leva a mesma fruta em sua receita.
A curiosidade fica por conta da similaridade dessa receita com a da Punk IPA, uma das cervejas mais famosas da BrewDog, cervejaria que é símbolo de irreverência em se tratando de receitas, rótulos e publicidade.
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Teor Alcoólico: 6,4%

 

E já que a onda é fazer cerveja em homenagem à Copa do Mundo, já podemos esperar a chegada de alguma em homenagem à seleção campeã da edição de 2014. Sendo assim, aguardaremos ansiosos por aqui.

Saúde, galera!

JOHNNIE LUSTOZA (COLABORAÇÃO ESPECIAL) - AMEIXA JAPONESA

Johnnie Lustoza é diretor, roteirista audiovisual e blogueiro do portal Destino Cervejeiro . Em sua coluna quinzenal no Ameixa Japonesa fala sobre cervoturismo e também dá boas dicas para os amantes da cerveja.



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK