COLUNA DA NATÁLIA

UM PASSEIO PELA BASÍLICA DE ASSIS, EM BH24/07/18

CASA FIAT RECEBE EXPOSIÇÃO QUE 'TRANSPORTA' PÚBLICO PRA ITÁLIA

Tiziano Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino, Carracci e Cigoli. Esses grandes mestres italianos chegam pela primeira vez ao Brasil e desembarcam na Casa Fiat de Cultura, de 8 de agosto a 21 de outubro, para a exposição “São Francisco na arte de mestres italianos”. São 20 pinturas de 15 museus, de sete cidades italianas, que traduzem as fases mais relevantes da representação de São Francisco.

Além do acervo, a mostra também inclui uma sala de realidade virtual, que vai transportar o visitante da Casa Fiat de Cultura para a Basílica Superior de Assis (1228), na Itália. Com o uso de óculos de tecnologia 3D será possível caminhar por uma das mais importantes e belas basílicas do país e apreciar obras-primas do pintor Giotto: o ciclo de afrescos “Le storie di San Francesco”, que mostra 28 episódios da vida de São Francisco, começando pela sua juventude, passando pela conversão até o processo de canonização do santo. 

Entrando na Basílica

Pra quem é da tecnologia: o aplicativo da realidade virtual está sendo desenvolvido dentro da própria Basílica. Os óculos 3D possuem um sistema de audioguia, que vai conduzir o visitante desde a fachada, explicando seus aspectos arquitetônicos e a escolha da colina para a construção, conhecida como “Monte do Inferno” no período medieval, onde eram enterrados os condenados e executados.

Funcionários captam imagens para o app, em Assis

A viagem segue para a nave da igreja, na qual ganham destaque descritivo nove afrescos de Giotto: “Francisco homenageado por um homem simples”, “A renúncia aos bens paternos”, “A visão dos tronos celestiais”, “A prova do fogo de frente ao sultão”, “Oração aos passarinhos”, “Francisco recebe os estigmas no Monte Alverne”, “A morte de Francisco”, “O pranto de Clara e de suas companheiras sobre o corpo do santo” e “A liberação do herege arrependido”.

Uma viagem e tanto sem sair do lugar. 

Serviço:

São Francisco na arte de mestres italianos

Quando: de 8 de agosto a 21 de outubro

Onde: Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade

Entrada gratuita

NATÁLIA DORNELLAS

FOTOS DIVULGAÇÃO 



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK