COLUNA DA NATÁLIA

TEM BIENAL DE SP EM BEAGÁ #SUPERCOOL07/03/19

Itinerância da Bienal paulistana chega à capital pela quinta vez

A Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a Fundação Bienal, recebe pela quinta vez a itinerância da 33ª Bienal de São Paulo.

Neste ano, todas as galerias de artes visuais da Fundação Clóvis Salgado e o Cine Humberto Mauro vão receber obras de 15 artistas em suportes variados que integraram a edição 2018 da Bienal. Entre eles, estão trabalhos de Waltercio Caldas, Tamar Guimarães, Alejandro Corujeira, Roderick, Sara Ramo e Sofia Borges.

Com o título "Afinidades Afetivas", a mostra recebeu doze projetos individuais selecionados pelo curador Gabriel Pérez-Barreiro e sete mostras coletivas organizadas por artistas-curadores convidados.

Waltercio será destaque também no recorte belo-horizontino 

Um dos destaques do recorte da Bienal são os trabalhos de Waltercio Caldas, artista-curador da Bienal conhecido por produzir, com esculturas, circunstâncias espaciais, além de usar a palavra como elemento escultórico, como em "Not Now" (2014). As cinco obras da artista-curadora Sofia Borges também se destacam ao lidar com a tragédia a partir de uma pesquisa sobre a mitologia, a existência e a impossibilidade de uni-la ao significado.

Já a mineira Tamar Guimarães vai ocupar o Cine Humberto Mauro uma vez por semana com "Ensaio" (2018), obra audiovisual filmada no próprio Pavilhão da Bienal e que traz reflexões sobre racismo e misoginia. Desnudando a própria organização cultural, a trama mostra Isa, uma jovem diretora negra convidada por uma instituição de arte contemporânea para sugerir um projeto, ao que ela responde propondo uma adaptação de "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

Responsável pela curadoria da itinerância que chega a BH e outras capitais, o italiano Jacopo Crivelli explica que essas mostras foram concebidas como novas experiências em relação ao projeto original, de maneira que não replicassem literalmente o que foi visto no Ibirapuera, o que faz da mostra um programa imperdível até pra quem visitou o projeto em São Paulo.

A itinerância da 33ª Bienal fica em exposição no Palácio das Artes entre 9 de março e 2 de junho e terá  entrada gratuita.

SERVIÇO:

Itinerância 33ª Bienal de S. Paulo

ONDE: Fundação Clóvis Salgado

QUANDO: de 9 de março a 2 de junho 

NATALIA DORNELLAS

FOTOS: FUNDAÇÃO BIENAL



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS




MENSAGEM




FACEBOOK