OLHO NA CIDADE

PRÉDIOS QUE TÊM QUE SER VISTOS EM BH21/03/16

Juliana Vasconcellos, Marcelo Play e Pedro Lázaro contam quais prédios da cidade a gente tem que ficar de olho!

Com a proposta de sempre mostrar o que de melhor BH tem a oferecer, conversamos com alguns dos nossos arquitetos preferidos e perguntamos, de cara: “Quais prédios da cidade vale prestar atenção pela arquitetura?”. Curioso? Confira, abaixo, as respostas de Juliana Vasconcelos, Marcelo Play e Pedro Lázaro!

Juliana Vasconcellos

 

O Fórum Lafayette, da avenida Augusto de Lima, é um prédio que eu amo e que no dia a dia você passa e não consegue prestar muita atenção nele, talvez por não ter um ângulo de visada adequado... Mas eu acho a arquitetura dele maravilhosa e não é tão lembrado. Tem o da Usiminas, na Pampulha, que é bem visado, apesar de não ser muito falado. Eu acho ele uma obra prima de arquitetura, um ícone da arquitetura brutalista em Belo Horizonte! Ele tem uma forma limpa, marcante e uma volumetria impactante. Qualquer leigo que prestar atenção vai ver a robustez e a simplicidade dele!

Marcelo Play

 

Eu gosto muito do edifício Pilar, que fica na Guajajaras com Afonso Pena. Belo Horizonte tem essa coisa de esquina, né.... Então dependendo do ângulo você tem 45 ou 135... O Othon é outro que tem essa mesma solução bonita e distinta pra essa configuração. O antigo hotel Del Rey, que fica na Augusto de Lima com Goiás também é muito bonito. Todos eles são modernistas, isso é uma coisa de gosto. Mas todos são prédios que têm um desenho bonito, que se destaca, e todos têm uma elaboração geral, tanto de implantação quanto dos elementos que compõem a arquitetura, como a fachada, o acabamento... Mas o destaque vai mesmo pro desenho do arquiteto, são todos mais bem-feitos, mais elaborados...

Pedro Lázaro

 

Tem um predinho superbacana na rua São Paulo, próximo ao Estadual Central, que é de lofts... Ele foi o primeiro prédio de loft de BH, se não me engano... O projeto é do Julio Castilho e a arquitetura é superbacana! Outro que eu gosto muito é o edifício Sulacap, que é na Contorno, onde era o Palomar. Ele tem um vazio central entre as duas torres lindíssimo, de onde você consegue avistar o viaduto Santa Tereza... E também uma escadaria que sai na rua da Bahia. Outro, que é deslumbrante, é o do antigo BEMGE! 

#deolho

CECÍLIA BARBI (DA REDAÇÃO)

FOTOS REPRODUÇÃO



COMPARTILHE A MATÉRIA


COMENTÁRIOS (4)


Juliana Vasconcellos - 22/03/16


Os dois prédios que escolhi tem por coincidência a assinatura do mesmo arquiteto (modernista): Raphael Hardy Filho, pai do Veveco que assina com ele e com Istvan Farkasvolgyi o prédio da Usiminas.



Marcelo de Resende - 21/03/16


Pena que o Fórum tomou o lugar de um prédio historico lindo que nos últimos dias abrigou a Universidade Mineira de Arte e seus cursos de Design,Artes Plásticas,Decoração,Licenciatura em desenho,Música,Dança,etc.



Marcio Rodrigues - 18/03/16


Eu gosto muito de um predinho na Rua Parentins, no bairro Sta Lúcia, onde é um estúdio fotográfico! Prédio moderno, todo de concreto! Muito bom gosto! As fotos que são feitas lá dentro já nâo são tâo boas assim!!



Galba RIbeiro - 18/03/16


Os entrevistados nao souberam ou nao quizeram falar sobre os autores de cada edificio mencionado. Uma pena!





MENSAGEM




FACEBOOK